Licenciada pela Universidade Eduardo Mondlane em 1984, com mais de quarenta anos de experiência na prática clínica em Moçambique. Anabela Velho foi a primeira médica-veterinária a coordenar os Veterinários Sem Fronteiras na África austral - VetAid. É uma reconhecida especialista local, pelos seus pares, em animais exóticos e cirurgia de referência. Fundou a sua própria clínica contando com o apoio de especialistas locais e internacionais nas diversas áreas. Esta aposta concebida para uma medicina acessível e de alta qualidade.

 

Veterinário pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa e o seu Mestrado na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. É especialista em Epidemiologia pela Faculdade de Medicina (Hospital Santa Maria - Universidade de Lisboa). Ocupou o cargo de investigador, de (2006-2008), na Unidade de Investigação e Serviços de Epidemiologia Económica da Faculdade de Medicina Veterinária - UISEE - Universidade Técnica de Lisboa. Durante um período de três anos na UISEE desenvolveu e administrou o SIRAE e SIGSA (Sistemas de Registro Oficial para a Produção Avícola) em cooperação com as autoridades avícolas de alto nível. Tem um envolvimento ativo no projeto Epipigrafe/Calouste Gulbenkian - uma clínica para modelos epidemiológicos para a gripe. É amplamente reconhecido pelos seus pares. Em (2008-2014), integrou as Unidades Curriculares de Medicina Veterinária e referência das Unidades Curriculares de Epidemiologia e Biomatématica de Estatística. Responsável pela Unidade Curricular dos Mestrados de Saúde Pública do NIQSA (2013-2014) e IPO (2011). Em (2009-2014) supervisionou diversos projetos de Investigação da Gripe Aviária. Adicionalmente, tem participado em vários projetos de Saúde Pública em países africanos, como Moçambique, Senegal e Angola. Atualmente também é colaborador do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, em Lisboa.

 

É Médica Veterinária formada pela Universidade Eduardo Mondlane em 2015, com Mestrado em Medicina Veterinária Preventiva pela Universidade Agrária de Sokoine Tanzânia 2016, foi Docente Universitária na Faculdade de Veterinária ministrando as disciplinas de Semiologia e Medicina Interna de Pequenos e Grandes animais na categoria de Assistente Estagiária. É uma profissional dedicada à clínica, diagnóstico de imagem e cirurgia de animais de companhia, com vasta experiência na área, contando com os diversos estágios profissionais por forma aprimorar seus conhecimentos, incluindo prática na Faculdade Veterinária da Universidade de Zaragoza, Espanha. Atualmente a Dra Narcisa é vice-presidente da Associação de Veterinários de Moçambique (desde 2022), abrindo assim um papel proeminente no desenvolvimento da classe veterinária em Moçambique.

 

Médica veterinária formada pela Universidade Eduardo Mondlane em 2016. É especialista em cirurgias de reprodução (castração e ovariohisterectomia) de pequenos animais e clínica geral. Participou de vários treinamentos e estágios de modo a desenvolver suas capacidades técnico-científicas tendo parte destes sido realizados na Índia (Humane Society India) e em Kansas (Laurence Humane Society). Trabalha em projetos de educação e conscientização das comunidades sobre o bem-estar animal e estratégias de erradicação da raiva nas comunidades.